Dúvidas frequentes sobre resinagem de brindes e etiquetas

Dúvidas frequentes sobre resinagem de brindes e etiquetas

A Polipox preparou algumas repostas para as principais dúvidas sobre como fazer resinagem de brindes e etiquetas de forma correta.

 

Por que às vezes aparecem estrias (caminhos) na superfície das peças?

Resposta: Porque a temperatura da mesa de resinagem está alta demais. A temperatura da mesa deverá estar em no máximo 50ºC.

 

Por que aparecem bolhas na mistura? Como eliminá-las?

Resposta: As bolhas aparecem devido ao atrito ocorrido durante a mistura. Podemos eliminá-las com o aquecimento da resina e uma mistura lenta.

 

Por que não aquecer o endurecedor?

Resposta: Evite aquecer o endurecedor, pois por ser mais sensível pode afetar suas propriedades finais, prejudicando o processo de resinagem.

 

Por que numa mesma aplicação, umas peças endurecem e outras não?

Resposta: Isto pode ocorrer devido a homogeneização mal feita da mistura, ou seja o endurecedor tem que ser bem incorporado à resina ou vice versa.

 

Colocando mais endurecedor na resina, o produto seca (cura) mais rápido?

Resposta: Não muitas vezes isto pode causar defeitos na peça, a dosagem deve ser respeitada, preservando assim o seu trabalho com excelentes resultados. Jamais mude a proporção recomendada.

 

Pode-se deixar as peças ao sol para promover o endurecimento?

Resposta: Não, submeter a sua peça aos raios UV do sol provocará o seu envelhecimento precoce (amarelecimento). De preferência para uso de estufas a 45 a 50ºC, pois com isso você terá uniformidade de produção durante todo o ano.

 

Por que às vezes na resinagem, a etiqueta mancha com o contato da mistura, principalmente a cor vermelha?

Resposta: Quando a impressão é por serigrafia, prestar atenção no tipo de tinta a ser utilizada. Recomendamos usar tinta serigráfica bi componente. Se a impressão for feita através de impressora, as recomendadas são: Epson jato de tinta e impressora a laser (os cartuchos devem ser originais). Para mais dicas sobre qual tipo papel adesivo usar, consulte nosso departamento técnico.

 

Se mesmo utilizando todo o material recomendado, a etiqueta manchar com a resina, o que fazer?

Resposta: Aplicar na etiqueta um verniz spray de secagem rápida para proteger a tinta da mistura. Outra possibilidade é o substrato ou seja o papel adesivo não ser apropriado para aquela tinta, ou ainda a tinta não ter resistência química. Evite usar cartuchos remanufaturados.

 

Por que às vezes, a resina penetra por baixo da etiqueta?

Resposta: Isto ocorre devido à má colagem da etiqueta na superfície do metal, ocasionando brechas por onde a resina encontra um caminho para penetrar por baixo da etiqueta.

 

Por que quando estamos resinando, a mistura endurece antes de terminarmos o trabalho, perdendo o produto?

Resposta: Provavelmente foi preparada uma grande quantidade de mistura. Quanto maior o volume, mais rápido será o seu endurecimento, ocasionando muitas vezes, perda de material. Caso tenha que preparar uma quantidade maior sugerimos espalhar a mistura em uma bandeja a deixar concentrada em um copo, isto aumenta o tempo de uso da mistura.

 

Qual o rendimento da resina sobre a peça?

Resposta: Consumo médio aproximado de 0,2g da mistura por cm2

 

O que pode ser utilizado para efetuar a limpeza?

Resposta: Com um papel absorvente (papel toalha ou papel higiênico) deve-se inicialmente retirar todo o excesso de produto possível, somente depois termine a limpeza com um solvente como thinner ou álcool.

 

Após o endurecimento podemos empilhar as peças ou embalar?

Resposta: Não, após o período recomendado para o endurecimento, devemos retirar as peças da mesa de resinagem e esperar por 24 horas, para depois manuseá-las (empilhar ou embalar).

 

A resina ou endurecedor provoca alergia? O que devemos usar para proteção?

Resposta: É recomendado que sejam utilizados equipamentos de proteção, como luvas, máscaras, óculos e aventais. Dependendo do grau de sensibilidade de cada pessoa, pode provocar reações alérgicas. Caso esteja resinando e sentir uma leve coceira nas costas das mãos, por exemplo, limpe o local com um papel absorvente e imediatamente lave intensamente o local água e sabão.

 

A vida toda eu sempre usei este produto e hoje não está endurecendo. Porque?

Resposta: Muitas vezes deixamos de trabalhar com medidas exatas, pesadas corretamente. Recomendamos sempre usar balanças. Caso sua escolha for usar medidas através de “volume” evite usar medidas pela metade, exemplo: Imagine uma proporção 2:1 e sua medida é um copinho de café. Use sempre 2 copinhos para 1 copinho, e jamais 1 copinho para meio copinho (que também é 2:1) mas este meio copinho na concepção de uma pessoa pode ser um pouquinho mais para cima, para outra pessoa, um pouquinho mais para baixo, fazendo com que a mistura saia fora da proporção correta. O uso de uma seringa (sem agulhas) para fazer a medida pode ser uma alternativa barata, contudo use uma seringa para resina e outra para o endurecedor.

XSLT by CarLake